O CBraflix apresenta 'Vidas partidas', filme brasileiro lançado em 2016, com direção de Marcos Schechtman e atuações de Domingos Montagner, Naura Schneider e outros(as). Com 90 minutos de duração, o longa é baseado na história real de Maria da Penha Maia Fernandes, bioquímica que enfrentou anos de violência doméstica e sobreviveu a duas tentativas de feminicídio.
Em 1983, Maria da Penha foi baleada pelo próprio marido enquanto dormia, ficando paraplégica. Apesar da impunidade inicial, sua persistente busca por justiça resultou na condenação do agressor e foi fundamental para a criação da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006. A legislação se tornou um marco na proteção de mulheres vítimas de violência no Brasil.
Hoje, a trajetória de Maria da Penha simboliza resistência e justiça. O filme escancara o problema crônico da violência doméstica, em um cenário alarmante: somente em 2024, o Brasil registrou 1.450 feminicídios, ocupando o quinto lugar entre os países mais violentos do mundo para mulheres.
Haverá certificado de participação e um debate após o filme com membros do Nuged, e todos os participantes terão desconto na compra da pipoca na área da cantina antes da exibição do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário