quinta-feira, 28 de abril de 2022

Aulas com Pesquisadorxs



No mês de maio, vamos ter a alegria de receber três pesquisadorxs para participar de nossas aulas na disciplina Cultura e Sociedade, que faz parte do curso de Licenciatura em Dança. 

No dia 04 de maio, das 14h às 16:50, vamos contar com a presença de Rodolfo Godoi, mestre em sociologia pela UnB. Professor na SEDF e pesquisador no Instituto LGBT+. Integra o grupo de pesquisa Arte, Sociedade e Interpretações do Brasil. Tem trabalhado nas áreas de cultura, arte, sexualidades, estudos da performance e ensino de sociologia. É também artista de teatro. Atualmente coordena a pesquisa “Mapeamento da Arte Transformista no DF e Entorno”. 

No dia 18 de maio, das 14h às 16h50, vamos receber Maíra Brito, jornalista, mestra e doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do   Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Autora do livro "Não. Ele não está".  Integrante do projeto Lélia Gonzalez Vive e do Maré - Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro (UnB).

Já no dia 25 de maio, das 14h às 16h50, a presença especial será de Melina de Lima, historiadora, neta de Lélia Gonzalez e cofundadora do Projeto Lélia Gonzalez Vive.

As aulas acontecerão no Miniauditório do Bloco A, campus Brasília.


terça-feira, 19 de abril de 2022

Dia da Resistência e Luta dos Povos Originários

 


19 de abril é o Dia de Luta e Resistência dos Povos Originários e Indígenas. Atualmente os povos originários enfrentam um período de retrocesso nos direitos conquistados nas últimas décadas. É urgente reconhecer a importância e a sua contribuição na preservação de conhecimentos ancestrais, na proteção das florestas e outros biomas em risco de extinção. Por isso, o dia de hoje é um convite à reflexão sobre tudo que tem acontecido no Brasil, e a somar forças nessa luta em defesa dos direitos, da cultura e da ancestralidade.

Sugerimos a leitura de um poema indígena de Moura Tukano, que pode ser encontrado AQUI.



sábado, 16 de abril de 2022

Grupo de Estudo do NUGED e NEABI

Como ação de formação, o NUGED e o NEABI convidam todos/todas/todes a participar de nosso grupo de estudo, onde vamos ler e discutir alguns textos importantes. Os encontros do grupo de estudos serão online e teremos certificado para os participantes. O livro de maio já foi escolhido:

26 de maio, quinta-feira, às 17h

Livro: Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo, de Lia Vainer Schucman.




Haverá certificado para os participantes.


Primeiro encontro do NEABI e NUGED

 Nosso primeiro encontro foi lindo! Falamos sobre a importância dos núcleos no IFB, do protagonismo dos estudantes, da importância das cotas e de muitas ideias que temos para ações e atividades em 2022.

Obrigada a todos/todas/todes que estiveram conosco. E quem não conseguiu participar dessa vez, não fique triste! Logo teremos mais encontros e atividades.

Equipe Nuged e Neabi










quarta-feira, 13 de abril de 2022

Primeiro encontro presencial do NUGED e NEABI (2022)!

 

O campus Brasília retomou as atividades presenciais no mês de abril. E, juntamente com o campus, o NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena - e o NUGED – Núcleo de estudos sobre Gênero e Diversidade – retomam também as atividades presenciais com uma agenda bem diversificada.

Durante o trabalho remoto os Núcleos não deixaram de propor ações assertivas para o debate tão necessário em relação ao respeito à diversidade cultural, étnica, de gênero e em relação a todas as formas de preconceito. Agora, para fortalecer as ações e o respeito entre todos, os Núcleos objetivam desenvolver ações de conscientização em relação às diversas formas de preconceito no sentido de ampliar o debate e cada vez mais traçar um projeto inclusivo para o campus. As próximas atividades serão divulgadas pelas redes sociais dos núcleos (@nuged.cbra e @neabi.cbra).

No dia 14 de abril, às 17h, acontece de forma presencial o primeiro encontro do NEABI e NUGED do IFB campus Brasília, no hall do bloco B. Não é necessário realizar inscrição e todos podem participar da roda de conversa que tem por objetivo apresentar os dois núcleos, NEABI e NUGED, que fazem parte da Coordenação de Sustentabilidade, Cultura, Gênero, Raça e Estudos Afro-Brasileiros. Convidamos toda a comunidade interna – estudantes e servidores – e externa para participar da primeira atividade presencial no dia 14, conforme divulgação a seguir.